A gestão e manutenção dos espaços verdes da cidade de Ermesinde, encontra-se a cargo da Junta de Freguesia, por delegação de competências, exceptuando o Parque Urbano de Ermesinde e o Parque da Vila Beatriz.
A implementação de boas práticas, nos espaços verdes, aliada a preocupação com o aumento da sustentabilidade ambiental e económica dos recursos utilizados, é uma realidade vigente e que tem dado os primeiros passos, na política de gestão dos jardins, parques e espaços ajardinados da Freguesia.
O respeito e a correta utilização por parte da população, dos espaços verdes da cidade, permite construir uma aliança entre o Ser Humano e a Natureza!
A Limpeza Urbana da Cidade de Ermesinde é assegurada por uma empresa contratada para a concretização de serviços de varredura manual e mecânica das ruas, limpeza de espaços públicos e desobstrução de sarjetas, bem como a manutenção de papeleiras espalhadas pela Freguesia.
Neste serviço, acopla-se a varredura da feira (periódica) e de outros eventos (pontuais). A eliminação de ervas daninhas em passeios e arruamentos é efetuada através de corte e monda química.
A manutenção dos arruamentos e espaços públicos aprazíveis é uma preocupação diária dos serviços, pelo que se executam intervenções semanais e diárias que abrangem toda a Freguesia.
A construção e manutenção de uma Cidade limpa e amiga do ambiente está nas mãos de todos os Ermesindenses e de quem nos visita.
Campanhas de Sensibilização
-
Semana Europeia da Prevenção de Resíduos
No âmbito do programa anual da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) que tem como objetivo o desenvolvimento de ações que visam ajudar a compreender o significado da prevenção de resíduos e motivar a responsabilização de cada cidadão, a Junta da Freguesia de Ermesinde participou nas edições de 2017, 2018 e 2019, com a implementação de ações, sendo todas selecionadas como candidatas para o Troféu, na categoria de Administrações/Autoridades públicas.
-
Ação L.A.R. – Campanha de Sensibilização para a redução, reutilização e reciclagem de Luz, Água e Resíduos
Esta iniciativa teve como público-alvo todos os colaboradores da Junta de Freguesia, visando a compreensão sobre o impacto que pequenos hábitos, no local de trabalho, acarretam para a degradação ambiental e as consequências para cada um. Ao longo da semana foram implementadas pequenas ações que permitiram sensibilizar e responsabilizar todos para a alteração de pequenos gestos e atitudes que promovem a redução do desgaste ambiental, associado ao consumo excessivo de água, papel e produção de resíduos, através da Reciclagem no local, Reutilização e Redução na produção de resíduos.
-
Pilhas Sociais | Recolha com Energia Solidária – Recolha de Pilhas Usadas
Em parceria com a ERP Portugal desenvolveu-se uma campanha de recolha de pilhas usadas. O depósito pode ser, ainda, efetuado nos contentores próprios para o efeito, existentes: Sede da JFE, Posto de Atendimento da Travagem, Lojas Sociais e Mercado Municipal. Adicionalmente, implementou-se, também, a recolha de lâmpadas usadas que poderão ser depositadas nos mesmo locais, mas em contentores definidos para o efeito.
-
Be.Ação | Rua Sem Beatas
Desenvolveu-se uma campanha que foi de encontro a uma problemática existente na cidade e a nível mundial: o gesto de atirar beatas para o chão. Teve como linha inicial de ação a seleção de um arruamento da Freguesia para a comunicação e a sensibilização dos estabelecimentos comerciais, situados na Rua Simões Lopes, em Ermesinde para a necessidade de disponibilizar equipamentos de recolha de beatas, a serem utilizados pelos seus clientes, bem como sensibilizá-los para advertir os seus clientes aquando de uma prática incorreta na deposição destes resíduos. Foram sensibilizados todos os estabelecimentos comerciais localizados na rua selecionada, e entregue um dístico alusivo à campanha que foi colado na montra dos locais que disponham de cinzeiros. Posteriormente todos os estabelecimentos eram portadores de cinzeiros exteriores, sendo esses equipamentos provenientes de materiais reutilizáveis (vasos, baldes de plástico com areia, etc.).
-
C.A.C.A. | Comportamento Adequado, Cidade Asseada
A Campanha de sensibilização para a recolha dos dejetos caninos nos espaços públicos tem por objetivo chamar à atenção da comunidade para a problemática e para as suas consequências, nomeadamente para a saúde pública. Permite a mobilização da comunidade para a alteração de comportamentos, convertendo-os em comportamentos cívicos, através da criação de suportes físicos de comunicação, como cartazes e placas alusivas ao tema, distribuídas pelos espaços verdes da cidade e a entrega de sacos de recolhas de dejetos caninos.
-
P´o Kaixote | Campanha de Sensibilização para a Eliminação de Resíduos nos Espaços Públicos
A campanha teve como objetivo informar, sensibilizar, promover a participação e responsabilização da comunidade local para o compromisso com a limpeza dos espaços públicos e comuns. O envolvimento da comunidade escolar foi crucial, onde foram desenvolvidas palestras em todas as Escolas Primárias e criadas mascotes, alusivas ao tema, para uma maior aproximação das crianças. A sensibilização da comunidade foi feita através de várias ações desenvolvidas, nomeadamente pelo reforço da distribuição de papeleiras na cidade com a mensagem”O lixo tem lugar certo” e com a colocação de estruturas em grande escala, representativas de resíduos, espalhadas pela Freguesia, no Dia Mundial do Ambiente.
-
Projeto PLG+ Lipor | Projeto Lipor Geração + Eixo Local
Projeto de promoção de comportamentos e práticas mais sustentáveis nas diferentes áreas de ação da Freguesia, em parceria com a Lipor e a Câmara Municipal de Valongo. Pressupõe, também, a incorporação dos pilares de sustentabilidade, através do apelo e envolvimento de todos os agentes locais, na resolução ativa dos problemas da Freguesia e na valorização dos recursos locais.
Formações
-
Curso de Compostagem Caseira
Em parceria com a Lipor e a Câmara Municipal de Valongo foram realizadas formações sobre compostagem caseira, nas instalações da Junta da Freguesia de Ermesinde. Esta formação permite promover a redução dos resíduos orgânicos na casa de cada um e fomentar a prevenção dos resíduos orgânicos recolhidos, tratando-os de forma descentralizada reduzindo o impacto ambiental melhorando a qualidade de vida.
-
Ações de Limpeza nas margens do Rio Leça
As ações de limpeza das margens do Rio Leça, troço de Ermesinde, têm vindo a ser realizadas por entidades/grupos de voluntários que pelo menos 1x/ano se organizam, sempre com o apoio da Junta de Freguesia, para efetuarem uma recolha de resíduos que são depositados nas margens e no leito do rio. Estas ações permitem devolver e melhorar um pouco a qualidade do curso ribeirinho.