No dia 12 de abril de 2024, foi apresentado no Auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde o livro de Naoky Higashida " O que me faz Saltar "- uma obra com tradução de Márcia Lemos, uma Ermesindense, mãe de um menino autista não verbal.
Conforme já noticiado anteriormente, a apresentação do livro rapidamente se transformou num fórum de partilha de ideias e experiências, entre aqueles que vivem a realidade do autismo no seu dia a dia e os que a desconhecem por completo.
Após uma avaliação da obra, onde o autor, Naoky Higashida, consegue expor a forma como pensam as pessoas autistas e transmitir-nos a sua própria visão sobre o que é a vida, o Executivo da Junta de Freguesia de Ermesinde entendeu que este livro pode ser uma mais valia para professores e auxiliares, pois o acesso à informação sobre esta perturbação é condição necessária para que sejamos capazes de ser mais eficazes e empáticos no trato com crianças, jovens e famílias que vivem com esta condição.
Ao longo desta semana, e numa altura em que estudos revelam que 4 em cada 10 crianças apresentam Perturbação do Espectro do Autismo, foi entregue em todas as escolas básicas da Freguesia um exemplar desta obra, para que todos os interessados possam consultar.
A titulo de curiosidade transcrevemos o Posfácio desta obra, que resume bem a intenção do Executivo com esta ação:
" Escrevi esta obra na esperança que vos ajude a perceber o quão doloroso é quando não nos conseguimos expressar perante aqueles que amamos.
Se esta história, de alguma forma, vos tocar o coração, então acredito que serão capazes de se ligar ao coração das pessoas com autismo "
O livro pode ser adquirido nos locais habituais, assim como nas diversas plataformas digitais.
Se ficou curioso fica o link para a sinopse da obra:
https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/o-que-me-faz-saltar/29436618