«Ligar ao condomínio», uma iniciativa da ANACOM, em parceira com a Apritel, ACIST, Associação Lisbonense de Proprietários. O Guia que foi produzido, com o conjunto de boas práticas e dicas que ajudam a resolver os problemas, será lançado no dia 14 de dezembro (abaixo vai a imagem da capa), dia em que realizaremos, pelas 15h30, o webinar “Ligar ao Condomínio”, organizado pela ANACOM, com o objetivo de apresentar o “Guia Ligar ao Condomínio”, que inclui um conjunto de linhas de orientação e boas práticas que pretendem facilitar a gestão das infraestruturas de telecomunicações nas partes comuns de edifícios mais antigos.
Estas soluções, facilmente implementáveis e de baixo custo, contribuem para a resolução de problemas resultantes de intervenções neste tipo de edifícios, nomeadamente estéticos ou arquitetónicos, de segurança e de qualidade nas comunicações.
Este evento pretende ainda dar a conhecer a perspetiva dos técnicos, dos fabricantes de materiais, dos proprietários e dos operadores, através da participação da Associação Empresarial de Comunicações de Portugal (ACIST), da Associação Lisbonense de Proprietários (ALP) e da Associação dos Operadores de Comunicações Eletrónicas (APRITEL).
A participação é aberta a todos os interessados, apenas sujeita a inscrição prévia, através do preenchimento do formulário disponibilizado para o efeito no site da ANACOM, até 10 de dezembro.
A problemática, em traços muito gerais, resume-se no que segue:
O aumento do número de utilizadores, a necessidade de melhores serviços, a maior oferta e concorrência entre operadores, a presença de mais prestadores de serviços e a desadequação das infraestruturas existentes nos edifícios mais antigos, têm conduzido a situações de instalações que nem sempre estão de acordo com as exigências de segurança, qualidade nas comunicações, cuidados estéticos e arquitetónicos.
Este é um problema que é familiar a muitos cidadãos: a existência de emaranhados de cabos de telecomunicações expostos nas partes comuns de edifícios, aparentemente deixados à solta após trabalhos de intervenção, deixando uma imagem de desalinho, descuido e insegurança.
Este projeto da ANACOM (Guia Ligar ao Condomínio) apresenta um conjunto de linhas de orientação e boas práticas, facilmente implementáveis e de baixo custo, que pretendem facilitar a gestão das infraestruturas de telecomunicações, propriedade dos condomínios, nas partes comuns de edifícios.
As orientações do guia permitem que a utilização dos edifícios seja mais agradável, funcional e confiável, contribuindo para o aumento do valor do património edificado existente. Pretendem, ainda, promover uma maior confiança na mudança de prestador de serviços (operador), uma vez que diminuem o receio do impacto que a entrada de um novo operador pode ter ao nível das infraestruturas comuns. Estas linhas de orientação podem, assim, contribuir para um mercado mais concorrencial, tecnologicamente mais avançado e inclusivo.
“Ligar ao Condomínio” destina-se, essencialmente, a proprietários, gestores de condomínios e condóminos de edifícios anteriores ao regime ITED[1] , quer sejam de habitação, quer sejam de alojamento local. Pretende dar a conhecer soluções simples, claras e pragmáticas para a resolução de alguns problemas que, frequentemente, causam insatisfação.
A gestão e a conservação das infraestruturas de telecomunicações que integrem as partes comuns dos edifícios são da responsabilidade das administrações dos condomínios. Assim, os custos dos trabalhos a executar serão sempre da sua responsabilidade.
Alterações profundas nas infraestruturas, como por exemplo a remoção de cabos obsoletos, devem ser corretamente avaliadas, preferencialmente por um técnico devidamente habilitado (técnico ITED). Deve ainda ser tido em consideração que estas alterações podem implicar a interrupção de serviços dos operadores durante a realização dos trabalhos, pelo que deve ser identificada a eventual necessidade de acompanhamento por parte dos operadores.
Quais as situações mais problemáticas que existem nas partes comuns dos edifícios?
- Excessiva ocupação dos espaços de acesso às infraestruturas
- Cabos à vista nas paredes e nas passagens entre pisos
- Caixas abertas por falta de fechadura ou vandalismo
- Ausência de acompanhamento presencial na intervenção dos prestadores de serviços (operadores)
- Desacordo entre condóminos em relação às soluções e formas de intervenção possíveis
Estas situações podem conduzir a problemas no fornecimento e qualidade dos serviços prestados e mesmo riscos para a segurança e saúde das pessoas, por exemplo, danos na visão provocados por um cabo de fibra ótica danificado.
São estes e outros problemas a que o o Guia Ligar ao Condomínio (capa abaixo) pretende dar resposta.
Envio em anexo algumas fotos (do antes e depois) de edifícios que já intervencionámos para resolver os problemas (a ordem correta é de baixo para cima).